domingo, 15 de novembro de 2009

A Última Grande Lição - O Sentido da Vida (Mitch Albom)



Livro: A Última Grande Lição - O Sentido Da Vida
Autor: Mitch Albom
Editora: Sextante
Link para Download: http://www.4shared.com/file/141948753/17a9dd80/A_ltima_Grande_Lio_-_Mitch_Albom.html

Cada um de nós teve na juventude uma figura especial que, com paciência, afeto e sabedoria, nos ajudou a descobrir dimensões mais profundas e a escolher nossos caminhos com maior liberdade.
Para Mitchi Albom, esta pessoa foi Morrie Schwartz, seu professor na universidade. Vinte anos depois, Mitch reencontra Morrie nos últimos meses de vida de seu velho mestre, acometido de uma doença terminal.
Durante quatorze encontros, eles tratam de temas fundamentais para a felicidade e realização humana.
É uma lição de esperança sobre o sentido da existência, em que a experiência e reflexão são transmitidas de forma simples e comovente, que transformou a vida do autor, e que ele quis registrar como uma dádiva de Morrie para o mundo.

OS SIGNOS E O CHIMARRÃO...

A Bruxa Gaudéria e o bando de loco!

Origem: Livro "A Bruxa Gaudéria e o bando de loco!",
de Rose de Portto Alegre.
Martins Livreiro Editora, 2003.



Os signos e o chimarrão:

E, como a Gaudéria sabe que nem todo mundo é versado nas lides da Astrologia, ou sabe diferenciar um loco de verdade (quase todos nós) de um loco facero (só metido a besta, mas sem, pelo menos, uma boa neurose para ostentar), vai aqui uma ajudinha, para que possas, em momentos de descontração, ao pé do fogo, ficares de olho nos teus amigos e entenderes melhor as suas manias.

CHIMARRÃO, nossa Poção Mágica:

Te aconselho a tomar o chimarrão no início do teu dia, mesmo que ele comece às quatro da tarde. Os índios, seus inventores, o tomavam antes de ir para as batalhas.
O Chimarrão te dá força e pique para ires à luta no dia a dia, e, ainda por cima, te deixa buenaço ou lindona, no más.
Aproveita essa hora sagrada para abrir um lívro, jogar um tarot, ou fazer uma meditaçao sobre a tua vída.
Aí, ficarás bonito ou bonita, por dentro e por fora!

E vamos aos locos!
  • ÁRIES - Esse, acha que a cuia é dele! Tu tá recém pondo a chaleira no fogo, e ele já tá ali, perguntando se tá pronto. Esbaforido, sempre se queima, ou fica com a bomba entupida, pões que não tem paciência pra esperar que a erva assente. Dá-lhe um Trancaço, c diz que no Natal ele vai ganhar uma cuia só pra ele. Não te preocupa, que é loco manso.
  • TOURO - ele primeiro vê se a cuia é linda, no más, e depois, fica ali, acariciando a dita, com cara de libidinoso. Como em geral, é guloso pra caraco, te passa o mate, mas fica te olhando atravessado, e ruminando... como é do seu feitio. Não vale a pena discutir com o bagual, pois além de cabeçudo, quase sempre é o dono da cuia e da bomba...
  • GÊMEOS - o vivente já entra no rancho falando e contando causo, trovando e matraqueando que é um inferno. Tudo com a cuia na mão. Até que o povaréu começa a ficar nervoso. Conselho: antes que esfrie até a água da térmica, saiam de tininho e vão tomar mate em outro lugar. Ele nem vai notar.
  • CÂNCER - esse já pega a cuia com ar de desolado, pois que a cuia lhe lembra a mãe. De tão sentimental, às vezes, ate chora, lembrando do primeiro chimarrão (que a gauchada nunca esquece). Quando sente medo do escuro, dorme com a cuia embaixo do travesseiro. E tem pencas de cuias e bombas entupindo as as gavetas... de recordação, ele diz.
  • LEÃO - loco o convicto, não é que me inventou de mandar gravar um brasão de família na cuia e outro na bomba? Só toma chinmrrão, se tiver um povo em volta pra ficar lhe olhando, e aí, aproveita, e desata a trovar e a declamar, esperando que lhe aplaudam. Sempre é bom não contrariar.
  • VIRGEM - primeiro, ele lava as mãos e todos os apetrechos, depois, confere se a erva é ecológica, e por aí vai. Acha que, o certo mesmo, era cada um ter a sua própria cuia, bomba e mate. Mas, por via das dúvidas, carrega sempre um paninho que, discretamente, vai passando no bocal da bomba. Como é metido a botiqueiro, e conhece todo tipo de erva deste Rio Grande, enquanto mateia, vai dando receitas e curando, de lombriga a esquizofrenia.
  • LIBRA - flor de fresco, chega a pegar a bomba com o dedinho levantado. Mas compensa, pelo senso de justiça. Só toma o mate depois que todo mundo já se serviu. Pra ele, matear, também pode ser sinónimo de namorar; daí que, se prenda, só faz roda de mate com a indiada marmanja, e, se marmanjo, põe açúcar e mel na cuia, e vai, todo lampero, pro Brique, ver se atrai as mosca, quer dizer, as moça.
  • ESCORPIÃO - pega a cuia, e matreiro... sai de fininho para algum canto, remoendo traumas, encucações e toda a sorte de loucuras. Sem essa de que vingança é um prato que se come frio, pões que, na água quente do amargo, fica tramando seus planos de vingança (inclusive, e principalmente: Revolução Farroupilha, a revanche!). E, ai daquele que não lhe passar a cuia. Otro que tem fantasias sexuais com a cuia, com a bomba e com a térmica. Só não me pergunte quais.
  • SAGITÁRIO - em geral estrangeiro, pois sagitariano que é sagitariano, nunca está em seu país de origem; aqui, no Rio Grande, pode ser um carioca, paulista ou baiano que, sem entender nada de tradição, fica mexendo o mate, com a bomba como se o amargo fosse um milk-shake. Conheci um que queria misturar mate com fanta uva.
  • CAPRICÓRNIO - inventou o tele-chimarrào com pingo-boy e tudo, e o chimarrão de negócios, o qual pratica toda a sexta-feira na sua empresa, que, aliás, exporta cuia, bomba, erva e demais aparatos para a gringolândia. Diz que já tá fazendo até japuca largar o chá e pegar a cuia.
  • AQUÁRIO - rebelde até a última cuia, acha que esse negócio de chimarrão tá superado. Só não sabe pelo quê. Doido, mas metido a bonzinho, adora um povaréu; daí que, convida todo o vivente que estiver passando, pra sua roda de mate. Acha que se: o chimarrão fosse servido na ONU, o mundo seria otro.
  • PEIXES - inventou a leitura de cuia e "recebe" entidades durante a mateada. Se desconhece o tipo de ervas que usa... mas, diz que faz roda de chimarrão com os daqui e com os do além. Por isso, um conselho de amiga: se a roda de chimarrão for em outra estância, que volte de táxi.

MULHER É IGUAL A CHIMARRÃO...

A mulher e o chimarrão!

Moça...

Mui Nova:
é como cachaça: embebeda ou estraga o estômago...

Mui Inteligente:
é mate com bomba nova: custa-se acertar a embocadura e às vezes não se acerta nunca...

Loira:
é mate de erva fraca: em seguida perde o gosto...

Do Olho Parado:
é mate frio: tereré não resolve...

Desfrutável:
é o primeiro mate: tome o mais que possa e cuspa fora, que os pintos logo aproveitam...

Criada Mui Solta:
é mate de roda mui grande: na nossa vez a erva já está lavada...

Mui Presa:
é mate quente e entupido: quando desentope é um deus nos acuda, sai pelando os beiços...

Rechonchuda:
é mate com cancerosa: bom pro sangue uma barbaridade...

Morena de Olho Reluzente:
é mate enchido pela bomba: com água de pelar porco...

Viúva Nova, Linda e Rica:
é mate com bolo frito: para o descanso não há nada igual...

HOMEM: (MAS AHHH!!! GALO VÉIO...)

Homem brasileiro conforme a cidade ou região:

O PAULISTA: Encontra a mulher com o outro na cama e vai fazer terapia. Pô meu, num tô entendeeeendo.

O CARIOCA: Encontra a mulher com o outro na cama, junta-se a eles e se diverte.

O MINEIRO: Encontra a mulher com o outro na cama, mata o homem e continua casado com a mulher, exatamente como manda a TFM, Tradicional Família Mineira.

O CATARINENSE: Encontra a mulher com o outro na cama e, ao contrário do mineiro, mata a mulher fica com o marmanjo só pra ele.

O CEARENSE: Encontra a mulher com o outro na cama e, sendo o cabra da peste que é, mata os dois e arruma outra no dia seguinte.

O GOIANO: Encontra a mulher com o outro na cama, entra em depressão, pega a viola e vai para rua à procura de outro corno pra montar mais uma dupla sertaneja.

O BAIANO: Encontra a mulher com o outro na cama, vai sentar na sala até que os dois terminem o que estão fazendo, pra ele poder dormir um pouco.

O BRASILIENSE: Sempre que pega a mulher com outro na cama, de raiva vai para o Congresso e inventa mais um imposto.

O CURITIBANO: Quando pega a mulher com outro na cama, não faz nada, pois curitibano não fala com estranhos.

O CUIABENSE: Quando pega a mulher com outro na cama, agradece a Deus, pois vê que não é só ele que pega mulher feia.

O GAÚCHO: Mulher de gaúcho não vai pra cama com outro, porquê está satisfeita com o homem que tem.
(Mas ahhhh!!! Galo Véio..)